Correlação

Outra importante vertente da alocação de ativos é a correlação entre os investimentos. Quando os investimentos possuem correlação entre si, o balanceamento da carteira pode deixar e existir, segue gráfico

Correlação1

No caso demonstrado a cima fica claro que investimentos indexados a Selic e o CDI vão acabar tendo uma correlação, e assim o balanceamento entre os ativos não e necessário, já no gráfico a baixo.

Corelação

Podemos observar que o Ibovespa e a Selic, não possuem correlação, e existem pontos onde o balanceamento acaba alavancando a carteira. Segue gráfico de prováveis pontos onde o balanceamento da carteira indica ajustes na alocação.

Corelação5

Assim, toda vez que e o Ibovespa sobe e fica com uma porcentagem maior do que o planejado para alocação, o investidor vende Ibovespa e compra mais investimentos atrelados a Selic, até a carteira ficar novamente balanceada. A mesma coisa acontece se o Ibovespa cair, o investidor vai vender investimentos atrelados a Selic para comprar mais Ibovespa, equilibrando a carteira novamente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s