Alocação de Ativos em 10 Anos

Nessa parte de estudos sobre Alocação de Ativos vou incluir na lista de ativos o ouro. Com o ouro teremos mais um tipo de investimento que em certos momentos dos dez anos não possui correlação com os ativos. Todas as carteiras possuem um valor inicial de R$: 3,00.
Segue gráfico com as carteiras e os ativos, durante o tempo de 2004 até 2013.

10 anos de alocação

Podemos observar que a pior carteira foi uma totalmente aplicada em ouro, com um retorno de 140% durante os 10 anos. O investidor que montou uma carteira só com o índice Ibovespa conseguiu um rendimento dentro dos 10 anos de 176%. Uma carteira toda investida em aplicações indexadas a Selic alcançou um rendimento de 217%.

Os investidores que fizeram uma carteira com alguma alocação entre esses ativos já alcançaram rendimentos maiores. A pior carteira de alocação foi a que investiu 33% em cada um dos ativos, porem podemos visualizar que durante os anos, houve momentos que essa carteira obteve rendimento superior as outras duas, sendo assim, não podemos descartar essa estratégia. A carteira que alocou cada um dos ativos de maneira diferente (10% em ouro, 20% Ibovespa e 70% Selic) conseguiu bom rendimento atrelado a pouca volatilidade durante o período, trazendo mais tranquilidade ao investidor, e a carteira campeã foi a que excluiu o ouro, foi constituída de 20% Ibovespa mais 80% Selic, esse portfólio obteve um rendimento de 231% dentro dos 10 anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s