Corretoras dos bancos ou Corretoras independentes?

Abrir conta em uma corretora do próprio banco é a forma mais prática de começar a investir. O cliente pode inclusive abrir a conta através da internet.

Lógico, observando que já é cliente do banco. Mas existem alguns problemas, na verdade observações. Comparado às corretoras independentes, as corretoras de bancos oferecem serviços mais caros.

Só para título de comparação, ao investir em uma letra do Tesouro Direto, o investidor pode ser obrigado a pagar uma taxa administrativa. Existem diversas corretoras independentes que não cobram tal taxa já as corretoras de bancos…

Por esse motivo, talvez seja interessante procurar por outras instituições, e averiguar se não seria melhor abrir uma nova conta.

As corretoras independentes como já foi mencionado, possuem taxas mais atraentes aos investidores. Desde taxa administrativa “free” até isenção na taxa do TED!

É importante mencionar que a corretora independente funciona quase como um banco. Para investir através dessas instituições o cliente vai precisar enviar o seu dinheiro para a sua conta na corretora.

Ou seja, vai precisar fazer um TED, enviando os recursos necessários, e depois, quando o saldo estiver em sua conta na corretora, realizar a compra dos títulos.

Outra coisa importante! Dependendo da corretora escolhida, o investidor terá a opção de comprar os títulos através dela (corretora integrada) ou comprar os papéis através do site do Tesouro.

Normalmente as negociações ocorrem através do site do Tesouro. Lá existe uma espécie de área do investidor, onde é possível ter acesso com um login e uma senha (o login no caso é o CPF do usuário) enquanto a senha é fornecida pela corretora.

Se no momento de abertura da conta a corretora não providenciar a senha, é preciso entrar em contato com a mesma.

Vale lembrar que a abertura de conta em uma corretora independente, hoje em dia, é uma tarefa muito fácil, e não exige deslocamento até um escritório da mesma, por exemplo.

Tudo pode ser feito online, sem perder tempo! As corretoras geralmente oferecem um chat online.

Dependendo da instituição, existe até  o “0800” também.  Vamos voltar às compras e vendas dos títulos!

Como eu havia mencionado, existem duas possibilidades, corretoras integradas e corretoras que não são. Um exemplo de corretora integrada é a Easynvest.

Ela oferece a possibilidade de comprar, vender e até agendar suas negociações pela plataforma da própria corretora.

Além de ser praticamente livre de taxa. Ao menos no caso do Tesouro Direto, existe as isenções de taxa administrativa, e o TED (para resgate de valores) é de graça!

Existem outras corretoras que oferecem isenção das taxas, mas infelizmente o investidor vai precisar ir até o site do Tesouro Direto, realizar as compras.

O procedimento não é complexo, mas ter que conferir a conta na corretora para depois ver se existe saldo e ai comprar os títulos no site do Tesouro, pode acabar incomodando um pouco.

Mas nada que possa mudar a ideia daqueles que estão prestes a ver os benefícios dos títulos públicos!

Só para complementar essa parte, no próprio site do Tesouro Direto, existe uma área onde os investidores podem consultar as corretoras credenciadas e quais são as taxas praticadas pelas mesmas.

Além de conhecer as corretoras, o investidor vai saber as taxas administrativas! Isso é uma ótima alternativa na hora de evitar a abertura de uma conta em alguma corretora “fake” ou de alto custo.

Analisando cada um desses pontos que abordamos no artigo, você poderá escolher melhor qual corretora optar, independentes ou as de banco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s