Tesouro IPCA!

A letra do tesouro mais adquirida pelos investidores é o Tesouro IPCA +! Mas o investidor sabe as vantagens e desvantagens desse papel?

Pois então, nesse artigo vamos abordar todas as informações sobre essa forma de investimento, que dentre as opções que temos no Tesouro Direto, em minha opinião, é a mais interessante visando o longo prazo!

Para aqueles que procuram formas de investir, visando o longo prazo, segurança e um investimento que pode ser bem rentável, acredito que o Tesouro IPCA possa ser uma excelente opção!

O Tesouro Direto tem seus títulos garantidos pelo Tesouro Nacional, informação inclusive destacada em outros artigos do blog:

Além disso, o papel é corrigido pela inflação e ainda conta com uma taxa de juro prefixada. Querendo ou não, por anos a inflação foi um monstro para a nossa economia e principalmente para o dia-dia dos brasileiros.

Sendo assim, o Tesouro IPCA deve ser considerado uma alternativa para os investimentos!

O que seria o Tesouro IPCA+?

Como todos os papéis oferecidos pelo Tesouro Direto, o Tesouro IPCA possui letras com datas de vencimento diferentes. Variando desde 2026 até 2050.

Há também títulos com pagamentos de juros semestrais, e as letras sem esse pagamento, que acumular todo o rendimento (juro mais correção pelo IPCA) até o vencimento.

Enquanto o Tesouro IPCA + Principal faz o pagamento do juro mais o IPCA somente no vencimento o Tesouro IPCA + com pagamentos de juros faz as distribuições semestrais!

Ou seja, o investidor pode optar por um desses dois papéis na hora de investir. Ou escolher receber o valor total, e aproveitar melhor o juro composto, ou se não, pode optar pelos pagamentos semestrais. Dessa forma, também acaba gerando um fluxo de caixa que pode ser bem interessante.

Alguns leitores podem ver a opção de pagamentos de juros semestrais, como uma má ideia. Eu definitivamente não acho, uma vez que existem letras com vencimento para 2050! Estamos falando em permanecer investido em um papel por mais 32 anos! Não é pouca coisa!

Os pagamentos de juros podem ajudar bastante nessa hora. Então o leitor pode fazer o seguinte questionamento

Os investimentos no Tesouro Direto não possuem liquidez diária?

Sim! Com certeza! Todos os títulos sem exceção possuem liquidez diária. Porém devemos ficar de olho na vantagem de realizar a venda antecipada. Quando falamos do Tesouro Selic, por exemplo, não há problemas com volatilidade do título.

Se o juro futuro for para cima, ou para baixo o Tesouro Selic permanecera pagando religiosamente o mesmo percentual da taxa Selic acordado na hora da aplicação.

Isso não ocorre com o Tesouro IPCA. No curto prazo temos a influência do mercado sobre o valor da letra. Essa influência pode levar o valor do título pra baixo quanto para cima.

Em outras palavras, estou falando que é possível realizar ganhos expressivos com o Tesouro IPCA no curto prazo.

Como funciona a rentabilidade do Tesouro IPCA+?

Como a própria letra já menciona, o Tesouro IPCA+ possui sua remuneração atrelada ao IPCA +  juro prefixado acordado no momento do investimento.

Se o leitor prestar bem atenção, dentro do mesmo dia é possível ver que a taxa de juro prefixada do papel pode variar bastante.

Houve dias entre 2015 e 2016 (ao menos que me lembro) onde a taxa de juro chegou a ter mudanças a ponto de interromper os negócios do Tesouro por algumas horas.

Resumindo: As letras do Tesouro IPCA + remuneram os investidores a partir de uma combinação entre IPCA mais juro prefixado.

Os pagamentos de juros semestrais de alguns papéis são distribuições dos juros prefixados. O valor referente ao IPCA permanece com o valor do principal (capital investido).

Portanto será natural ver que os valores das distribuições vão aumentar com o passar do tempo, uma vez que o IPCA vai se acumulando junto ao valor do principal.

Analisando essas características vejo o Tesouro IPCA como uma excelente alternativa de investimento. Tanto para o curto quanto no longo prazo.

Lembrando que o saldo de seus investimentos no Tesouro IPCA + no curto prazo podem sofrer variações substanciais, uma vez que o papel sofre grande influencia do mercado.

Quanto mais distante está o vencimento do papel, maior será a influencia. Se você estiver com receio de investir, ou tem medo de perder o dinheiro com um possível resgate antes da hora, então invista pouco, e foque suas aplicações em papeis com vencimento mais próximo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s