BOVA11

Estou acostumado em escrever sobre fundos imobiliários, mas no artigo de hoje, vou falar sobre uma ETF em especifico.

O BOVA11, a ETF brasileira com maior liquidez. Desde o ano passado, BOVA11, vem apresentando um rendimento formidável. Com valorização de aproximadamente 57%.

bova112

Mas como funcionada a ETF?

ETF é um fundo de índice, sendo assim, esse ativo acaba seguindo bem de perto o índice do qual é indexado.

O BOVA11 é um fundo de índice que segue o Ibovespa. A sua carteira, tem praticamente a mesma composição do Ibovespa.

Segue imagem retirada do site da BlackRock (empresa que administra o fundo) com a posição da carteira de BOVA11 em 02.03.2017.

bova11.jpg

Para realizar a comparação, segue composição do índice Ibovespa. Lembrando que a listagem da carteira, e do índice não estão completas…

bova11indice.jpg

As ETFs ao contrario dos fundos de investimento tradicionais, são negociadas em bolsa. De forma bem similar a uma ação, ou fundo imobiliário.

Ao invés de negociar em lotes de 100, ou 1 respectivamente, as ETFs são negociadas em lotes de 10.

Mas é possível comprar uma ETF por vez, através do mercado fracionado. Só fique atento aos preços que envolvem a operação, antes de realizar a compra, ou venda no fracionado.

ETF possui distribuições, como uma ação?

Não, na realidade, no mundo, existem ETFs com distribuições. Observando o mercado americano, praticamente todas as ETFs, distribuem rendimentos aos seus cotistas. Com frequência, trimestral.

No Brasil, isso não acontece, uma vez que os índices, já incorporam as distribuições. Ou seja, o Ibovespa não trata somente da volatilidade do preço das ações, mas, leva em consideração, também, o reinvestimentos dos dividendos.

Desse modo, a ETF segue o mesmo preceito.

O que seria melhor, comprar ações ou ETF?

Se você já tem conhecimento do mercado, e busca uma valorização maior, aconselho investir em ações.

Comprando ação, por ação, o investidor está mais propicio a conseguir uma valorização maior, do que, através de uma ETF.

A ETF é um ativo altamente diversificado, e não vai conseguir reproduzir um desempenho, tipo, Magazine Luiza no curto prazo.

mglu3

Mas, quando compramos uma ETF, estamos sujeitos a menos volatilidade. Quando a Petrobras estava em queda, BOVA11 foi se mantendo, ou pelo menos, não teve queda tão acentuada.

Aconselho comprar ETF aos investidores de primeira leva, assim poderão surfar na volatilidade do mercado, sem ter muito risco.

Também é possível manter em carteira ETF e ações. Sem problema algum.

Tenho contribuído com matérias para o site EuQueroInvestir!, uma dessas matérias é referente Fundos Imobiliário, com analises, demonstrações, e explicações em geral!

Aproveite, para assinar a newsletter do site! Trago varias informações e conteúdo diferente do blog Oliver Investimentos!

Investir em Fundos Imobiliários ou qualquer tipo de investimento envolve riscos e possíveis perdas. Rendimento passado não é garantia de rendimento futuro. Invista com consciência.

Anúncios

One thought on “BOVA11

  1. Pingback: IVV11B | Oliver Investimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s