#40 – A bolsa de valores reflete a economia?

mapamund

O ano de 2015 para o Brasil está sendo de recuperação econômica. A bolsa de valores está na contra mão da economia, subindo. Até o fim do mês de abril o Ibovespa registra alta de 12%. Mas porque a bolsa sobe em um momento de ajuste da economia, será que a bolsa de valores não está refletindo a economia?

O mundo está passando por varias problemas econômicos, e grandes nações como os Estados Unidos estão com as taxas de juros próximas de zero, ou até zeradas. Sendo assim existe uma grande oferta de dinheiro pelo mundo. Lembrando que boa parcela dos investidores da nossa bolsa é estrangeira.

Reaquecer a economia é um dos fatos que influenciam na manutenção dos juros zeros em países desenvolvidos, dando continuidade na recuperação econômica. Os Estados Unidos que estão se recuperando com certa lentidão, registraram um crescimento econômico de 0,2% no primeiro trimestre, bem a baixo da expectativa de 1%. Provavelmente vão manter a política de juros próximos do zero por mais tempo, com a intenção de fortalecer os indicadores econômicos.

O crescimento europeu também está lento, forçando a união europeia iniciar um programa de incentivo econômico, com a recompra de títulos da divida, provocando uma desvalorização do euro frente ao dólar.

Observando essa conjuntura econômica mundial podemos deduzir que o bom momento da bolsa não esta relacionado aos dados econômicos, mas sim a grande quantidade de capital espelhada no mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s